Projeto Quatro Mil dos Alpes de Waldemar Niclevicz

A possibilidade de escalar todos os picos dos Alpes Europeus — totalizando 82 montanhas, cada uma com pelo menos 4 mil metros de altitude — em, no máximo, 120 dias parece quase impossível. Porém, é exatamente isso que o alpinista Waldemar Niclevicz, tendo mais de 30 anos dedicados ao montanhismo, planejou fazer.

O primeiro registro dessa ideia foi feito por ele em 2002, mas Niclevicz deu início a esse projeto apenas em 2018. Apesar de que, se ele concluísse tudo conforme planejado, ele quebraria um recorde que apenas quatro pessoas foram capazes de realizar, o objetivo dele era registrar a expedição — as dificuldades, as paisagens, a jornada em si.

Sem nenhum patrocínio financeiro — apenas o empréstimo de um carro patrocinado pela AUDI e um enxoval de roupas da ANSILTA — ele partiu sozinho para a Europa começar esse sonho para comemorar seus 30 anos de carreira como alpinista. O dinheiro para as viagens foi dado, indiretamente, pelas empresas que o contrataram para dar palestras.

Infelizmente, em julho de 2018, depois de 29 mil metros escalados, Niclevicz feriu a perna que infeccionou gravemente, o forçando a trocar os 53 mil metros restantes por meses de descanso para se recuperar.

Quando ele achou estar quase 100%, voltou aos Alpes e escalou mais 8 montanhas, mas teve problemas com a infecção que persistia na perna, então ele teve que voltar ao Brasil e guardar o projeto na gaveta. Apenas depois de sete meses, já em junho de 2019, sua saúde estava novamente recuperada e ele pode voltar à Europa, dessa vez acompanhado — muitos de seus amigos se sensibilizaram com seu projeto e o acompanharam na temporada de 2019.

Waldemar Niclevicz no topo do Schreckhorn, um dos “Quatro Mil” mais difíceis de ser escalados, segurando uma bandeira com a logo da AUDI, que o patrocinou com um carro. (Foto postada no Instagram do alpinista)

Entretanto, mais complicações surgiram. O tempo instável e as condições deterioradas das montanhas (por causa do aquecimento global) o impediram de finalizar as últimas 4 montanhas e Niclevicz teve que adiar mais uma vez para o ano seguinte. Então veio 2020 e 2021, anos de pandemia, que continuaram o prendendo em casa.

Porém, esse ano ele volta com tudo! Daqui uma semana ele estará voltando aos Alpes para finalizar de uma vez seu longo projeto. Por isso, o Trilha Todo Dia posta esse artigo no aniversário de 5 anos do início do projeto mandando boas energias e boa sorte nos últimos Quatro mil! Eles estarão acompanhando toda a jornada pelo Instagram do alpinista (@waldemar_niclevicz).

Texto por Fernanda Todeschini de Melo

Equipe de conteúdo Trilha Todo Dia.

Você também pode gostar…

(2) Comentários

  1. Lucas

    Sensacional!!!!! Vaiiiii Waldemar Niclevicz, essa vai ficar pequena pra você

  2. O Fim do 4 Mil dos Alpes! – Trilha todo dia

    […] saber mais sobre essa jornada? Leia o nosso primeiro artigo detalhando todas as controvérsias desse trajeto e como o montanhista conseguiu […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *