Temazcal – Um ritual milenar de purificação

Conforme tínhamos prometido, a equipe TrilhaTodoDia foi conferir a prática do Temaskal do Amor Próprio, para homens e mulheres conduzido pela facilitadora Karenn Mirpa (@clasacerdotisasdaterra).
A primeira curiosidade era a mais elementar. Afinal de contas, o que é o Temaskal? Vamos começar pela explicação mais simples: é uma espécie de sauna rústica, na qual o calor é proveniente de pedras aquecidas no fogo e que são colocadas dentro de uma oca escura e fechada. A água é colocada nas pedras quentes junto com ervas medicinais produzindo banhos de vapor aromáticos dentro da oca, onde as pessoas se sentam no chão de terra e podem deitar para pegar o frescor da terra, enquanto cantam e meditam sob a condução da facilitadora, durante aproximadamente três horas. Após esse período as pessoas saem da oca, tomam banho de ervas e a seguir fazem um generoso lanche para celebrar os efeitos da prática.

Achou estranho? Pode até ser, para quem escuta o relato pela primeira vez. Mas a vivência do Temaskal é uma forma de, sem uso de qualquer espécie de substância, produzir momentos que permitam uma percepção mais clara sobre si mesmo e a realidade que nos cerca. Algumas pessoas acabam recebendo profundos insights de como estão se relacionando consigo mesmo, com a pessoas e com a vida.
Mais do que submeter o corpo a uma provação, o Temaskal produz fisicamente uma inegável limpeza. Suamos litros lá dentro da tenda, e suar faz bem: limpa o corpo do álcool, do colesterol e do sal em excesso, diminui o risco de pedras nos rins, previne resfriados e ainda combate a acne!
A equipe provou, e gostou! Saímos de lá felizes, com uma sensação de limpeza profunda do corpo de da mente, pensamentos claros, alma tranquila. E o mais bonito é o sentido de comunidade, de que todos somos um, de que a humanidade é interconectada. Um excelente antídoto para perceber que o individualismo da vida cotidiana não é o estado natural da humanidade.
Mas nada seria assim sem a dedicação da facilitadora Karenn Mirpa, a alma do Temaskal. Karenn sustenta todo o trabalho que acontece na tenda, instrui as pessoas sobre os cuidados a serem tomados antes, durante e depois do processo, tornando o ambiente seguro para que os participantes se permitam a viver a experiência e não se desesperar se vier alguma vontade de chorar ou de fugir. É ela que também puxa o cancioneiro durante o período de imersão na tenda, perfuma o ambiente com as mais aromáticas ervas medicinais e cuida para que o calor nunca acabe.


Entrevista com Karenn Mirpa, guardiã do Clã Sacerdotisas da Terra e facilitadora do Temaskal do Amor Próprio:


Trilha Todo Dia: Karenn, como vc conheceu o Temaskal?
Karenn Mirpa: Foi amor à primeira vista! No meu 1º Temazkal há 17 anos, já senti que era a minha Medicina de tanto que me preencheu! Me vi dentro do Temazkal por muitas vidas e senti que é a Medicina que, por anos e anos nesta existência aqui Mãe Terra, tanto tanto estive buscando! E, sabendo que era a minha Medicina, busquei estar junto daqueles que caminharam muitos passos a mais do que eu pra poder aprender mais deste desenho cerimonial. Participei de muitos Temazkais por aproximadamente 7 anos antes de receber as bênçãos pelo Fogo Sagrado de Itzachilátlan pra então poder compartilhar facilitando. Isso tudo a gente aprende por tradição oral! Precisa estar junto pra aprender! Como buscadora de mim mesma, depois de 3 anos participando de Temazkais, senti o chamado pra Busca da Visão em Segualquia, sede do Fogo Sagrado de Itzachilátlan no Brasil e liderado por Haroldo Ehekateolt. O Fogo Sagrado de Itzachilátlan é linhagem que vem do México, com sede em Tamonchan e liderado por Aurélio Tepankali, quem entregou as bênçãos ao Haroldo pra levantar o Fogo Sagrado de Itzachilátlan no Brasil há 22 anos. Esta é uma tradição que congrega em aliança várias matrizes culturais dos povos originários das Américas. Muitos povos originários da América do Norte e Central, desde tempos imemoriais, vivenciam o Temazkal de formas muito semelhantes e os saberes desta cerimônia ancestral foram transmitidos de geração a geração por tradição oral. O Fogo Sagrado de Itzachilátlan se propõe a expandir este desenho ritualístico do Temazkal junto com outras seis cerimônias ancestrais que lhe foram herdadas pra transmitir. Como a humanidade está sofrendo e adoecendo em vários níveis, estas cerimônias podem contribuir para se relacionar melhor consigo mesmo e com a própria vida e, por ressonância, nos relacionamos melhor com os familiares, os amigos mais próximos, os colegas de trabalho e, indo mais além, até o coletivo. E também por acreditarem na profecia dos ancestrais que chegaria este momento que a humanidade está passando, de muitas guerras e de muito sofrimento, os povos originários de toda a América estão abrindo os seus saberes ancestrais até pros descendentes daqueles que os colonizaram e os fizeram mal, pelo bem de todos que habitam aqui na Mãe Terra. E não é por acaso que muitos povos nativos tem como saudação “por todas as nossas relações” e caminham na vida desta forma. A saudação mais conhecida por nós é de origem Lakota: “Metakuye Oyasin”.

TrilhaTodoDia: Mas como você foi parar na Busca da Visão em Segualquia?
Karenn Mirpa: Essa é uma longa história, que vou tentar resumir. Eu sou formada em Direito, mas passei por um processo de desencanto, logo “de cara”, assim depois que me formei, que se tornou o impulso para o universo do auto-conhecimento e terapias. Vivendo uma vida bem “dentro da caixa” e “normal”, percebi que o que eu precisava era de conexão com a natureza, conexão com a minha essência “fora da caixa” e com a minha real natureza de ser como a natureza é. E, por isso, mergulhei bem fundo na Busca da Visão para me encontrar cada vez mais e mais e agora poder estar vivendo aqui na Mãe Terra com aquilo que faz os meus olhos brilharem e o meu coração tocar bem mais forte, com propósitos mais íntegros, sentido de viver e tesão pela vida! Tesão no sentido de entusiasmo, vontade de viver com tudo que me anima e me traz gana pela vida, tesão mesmo! Comecei há 20 anos me revelando na Biodanza, uma metodologia de desenvolvimento humano criada pelo chileno Rolando Toro, da qual me tornei facilitadora. Mas o que preencheu mais ainda o meu coração, foi quando conheci a Busca da Visão em Segualquia, próximo a Urubici, Santa Catarina, há uns 15 anos, e superei o longo processo de jejuar 4 dias no 1o ano, 7 dias no 2o ano, 9 dias no 3o ano e mais 13 dias no 4o ano, que totaliza o ciclo de 33 dias no alto da montanha, em jejum de água e alimentos, em total silêncio, sem poder falar, nem cantar, com a roupa do corpo e mais uma muda de roupa extra, 2 cobertas para se aquecer, 1 lona de algodão pra se abrigar da chuva, nada mais além disso, plantada na montanha como uma semente junto com os meus 365 rezos de tabaco, e sustentada por aqueles que estiveram no apoio e se revezavam para manter o fogo aceso na base da montanha. Aí, sim, depois de tanto me encontrar retirada na natureza, cumprindo o ciclo de 33 dias em jejum na montanha, recebi as bênçãos pelo Fogo Sagrado de Itzachilátlan para poder compartilhar a medicina do Temazkal.

TrilhaTodoDia: Qual a simbologia do Temaskal?
Karenn Mirpa: Tem muitas! E olha só que lindeza que é esta simbologia que relaciona com os quatro elementos! Nesta cerimônia estão presentes os quatro elementos: a terra, quando adentramos no Temaskal, estamos simbolicamente retornando ao útero materno e também ao útero da nossa amada Mãe Terra, onde vivemos; o poder do fogo que aquece as pedras (também chamadas de “abuelitas pedras” por serem as habitantes mais antigas e ancestrais da nossa Mãe Terra); o ar, que nos alimenta o nosso corpo, desde o nosso primeiro respiro, logo que saimos do útero da nossa mãe, e está presente em tudo ao nosso redor e, por último, a água, que é o elemento que está presente em 70% do nosso corpo e também no corpo da nossa Mãe Terra. A água é elemento que flui em nossos corpos para desprogramar as marcas e reprogramar com novas memórias e imprintings, desde os tempos mais ancestrais pelos povos originários através do Temazkal. É uma tecnologia ancestral que está hoje nos sendo revelado pela ciência com os estudos da física quântica e ressonância dos campos morfogenéticos. O cientista Masaru Emoto fotografou as formas das moléculas de água e notou a mudança de suas formas. Elas ficavam em forma de mandalas simétricas e harmônicas com pensamentos e emoções positivas; e assimétricas e desarmônicas com pensamentos e emoções negativas. É exatamente isso que acontece no Temazkal e, por isso, fico enlouquecida só de imaginar uma máquina fotográfica gigante acima do Temazkal fotografando microscopicamente as moléculas de água do nosso corpo enquanto acontece a vivência! Risos!

TrilhaTodoDia: Por que Temaskal do Amor Próprio?
Karenn Mirpa: No Temazkal trago o tema do amor próprio chamando-o de “Temazkal do Amor Próprio” porque a busca pelo amor foi também o início da minha jornada de despertar há 20 anos. Era uma pessoa bem deprê, carente, com baixa autoestima e que não via mais cor e sentido na vida. A Biodanza me integrou para encontrar a alegria de viver e o amor próprio. E subindo a montanha pra Busca da Visão me integrei mais ainda e caminhando e dançando a vida há 13 anos, como Mirpa (que significa Amor), meu nome espiritual pelo Fogo Sagrado de Itzachilátlan, passei a me acolher mais da maneira como sou, “fora da caixa” e com todas as minhas faces. E assim encontrei e reconheci o amor em mim. Nesta cerimônia ancestral, o principal convite é se permitir sentir para encontrar o amor adentro, que brota de dentro e transborda pra todas as nossas relações. Convido também a cultivar a gratidão à Mãe Terra que tanto nos oferece por amor a nós para aqui vivermos. Notamos muitos benefícios logo de cara e a diferença da fisionomia das pessoas do antes e depois do Temazkal é bem impactante! Percebemos o brilho nos olhos e a pele do rosto mais relaxada e macia igual um bebê. Até brinco no final do Temazkal: “agora se vejam no espelho e vejam como vcs estão muito muito mais bonitos!” Risos!

TrilhaTodoDia: Quais os benefícios do Temazkal?
Karenn Mirpa: Além do brilho nos olhos e pele macia?! Risos! Tem mais! Através da transpiração e mergulho profundo interior, é uma poderosa medicina de desintoxicação, desbloqueio e purificação em níveis físico, mental, emocional, energético e espiritual. No nível fisiológico, há liberação de hormônios como endorfina e ocitocina, ativando o nosso sistema límbico hipotalâmico, para nos conectarmos mais à alegria e ao prazer de viver. A eliminação de toxinas físicas que ficam acumuladas por anos no nosso corpo físico: remédios de uso contínuo, álcool, produtos químicos e metais pesados presentes em cosméticos, tintura de cabelos, esmaltes, alimentos com agrotóxicos, alimentos industrializados, estes são alguns exemplos de resquícios que se acumulam no corpo e que interferem na nossa saúde física. A tonificação dos rins, a purificação das más águas (“mágoas”) renovando as águas que fluem dentro de nós e também a atuação relaxante que pode trazer alívio para tensões no corpo, ansiedade, insônia e tantas outros desequilíbrios de ordem emocional e mental. Estes são alguns exemplos dos inúmeros benefícios do Temazkal!

TrilhaTodoDia: Temaskal é bom para ansiedade?
Karen Mirpa: Sim!!! Ele traz pra nossa presença e pro aqui e agora e a ansiedade vai embora correndo!!! Risos! Os benefícios vão muito muito além do nosso corpo físico!!! Temaskal, além de fazer bem para a saúde do nosso corpo físico, equilibra a mente e as emoções, vitaliza a nossa energia pra estar na vida dançando a vida com mais vitalidade e nutre demais o fogo do nosso espírito pra estarmos vivendo aqui na Mãe Terra realizando a espiritualidade na matéria. O momento de recolhimento no “útero da grande mãe” pode deflagrar vivências profundas para tratar questões psicológicas, superar traumas, ressignificar partes nossas, das nossas relações e da nossa vida como um todo trazendo muito mais clareza de visão.

TrilhaTodoDia: Então é como uma sessão de divã?
Karen Mirpa: Risos! Pode até economizar anos de divã!!! Risos! Não precisa falar nada dentro da tenda, em silêncio, quem participa simplesmente se permite a se entregar e deixar a vivência acontecer. Eu estarei lá dentro para apontar a direção com algumas palavras e sustentar o campo com cantos que clareiam a nossa percepção, mas estarei fora também, para conversar em algum momento após a saída da tenda ou nas sessões individuais de terapia com Florais da Amazônia, que também trago como chave terapêutica com a atuação do campo de consciência das flores da nossa tão amada Amazônia. Tenho consciência da importância simbólica de renascer dentro do Temaskal, e por isso, antes de entrarmos na tenda, sempre proponho algumas reflexões sobre o momento e compartilhamos em círculo o propósito que cada um está trazendo, criando desde o início o espaço de confiança e de mais intimidade. E estes propósitos se tornam fios condutores da nossa vivência dentro do Temazkal e a vivência é única e exclusiva pra cada um que participa. Podendo a vivência ser parecida para alguns e totalmente diferente pra outros. E, mesmo participando de muitos Temazkais, a vivência nunca vai ser igual a outra e, por isso, dizemos: “adentrar num Temazkal é sempre como se fosse a primeira vez”.

TrilhaTodoDia: O Temaskal parece magia…
Karenn Mirpa. E é! Dentre tantos processos que busquei junto aos povos originários, o Temaskal é muito “raiz” e também me enraizou no estado de presença pra ver mais a magia da vida acontecendo a todo momento e a contemplar a beleza da vida até nas coisas mais simples. Não há necessidade de utilizar nenhuma medicina de apoio, além dos quatro elementos e plantas aromáticas. Basta querer dedicar um dia de presente pra si para o autocuidado dizendo: “eu me amo demais e mereço este presente pra mim!”. Depois de viver esta experiência, convido todos a tomar um banho com ervas medicinais e, juntos, beberemos muita água, comeremos gostosuras, como melancia e outras frutas bem suculentas que hidratam o nosso corpo e comidinhas saudáveis. Convido cada um trazer gostosuras no sentido de compartilharmos as bênçãos que recebemos da Mãe Terra agradecendo e celebrando a vida que Ela nos oferece através dos alimentos da qual nos nutrimos no nosso dia a dia. Não há necessidade de muito investimento pra receber todos estes benefícios que estou aqui contando. Nós vivenciamos o ar, a terra, a água e o fogo. E alquimizando os quatro elementos adentro de nós, encontramos uma profunda conexão com a natureza, acho que isso é bem “TrilhaTodoDia”, não?

TrilhaTodoDia: Ei! Agora você é que está fazendo as perguntas! E tem toda a razão. Entendemos que o contato com a natureza é uma forma de purificação e também de nutrição, assim como o Temaskal. Quando teremos a oportunidade de aproveitar um novo Temaskal?
Karenn Mirpa: Convido a seguirem o meu perfil no Instagram: @clasacerdotisasdaterra. Lá eu conto um pouco mais de mim e de todas as atividades que realizamos. E, além do Temaskal, vcs ficam por dentro dos nossos retiros, atendimentos individuais com Florais da Amazônia e outras coisas bem legais! E se sentirem no coração de subir a montanha para Busca da Visão, convido pra que sigam o perfil @segualquia! Vejam lá! Metakuye Oyasin!

(Saudação da etnia Lakota, povo originário da América do Norte, que significa por “todas as nossas relações”).

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *