A possibilidade de escalar todos os picos dos Alpes Europeus — totalizando 82 montanhas, cada uma com pelo menos 4 mil metros de altitude — em, no máximo, 120 dias parece quase impossível. Porém, é exatamente isso que o alpinista Waldemar Niclevicz, tendo mais de 30 anos dedicados ao montanhismo, planejou fazer.
O primeiro registro dessa ideia foi feito por ele em 2002, mas Niclevicz deu início a esse projeto apenas em 2018. Apesar de que, se ele concluísse tudo conforme planejado, ele quebraria um recorde que apenas quatro pessoas foram capazes de realizar, o objetivo dele era registrar a expedição — as dificuldades, as paisagens, a jornada em si.
Sem nenhum patrocínio financeiro — apenas o empréstimo de um carro patrocinado pela AUDI e um enxoval de roupas da ANSILTA — ele partiu sozinho para a Europa começar esse sonho para comemorar seus 30 anos de carreira como alpinista. O dinheiro para as viagens foi dado, indiretamente, pelas empresas que o contrataram para dar palestras.
Infelizmente, em julho de 2018, depois de 29 mil metros escalados, Niclevicz feriu a perna que infeccionou gravemente, o forçando a trocar os 53 mil metros restantes por meses de descanso para se recuperar.
Quando ele achou estar quase 100%, voltou aos Alpes e escalou mais 8 montanhas, mas teve problemas com a infecção que persistia na perna, então ele teve que voltar ao Brasil e guardar o projeto na gaveta. Apenas depois de sete meses, já em junho de 2019, sua saúde estava novamente recuperada e ele pode voltar à Europa, dessa vez acompanhado — muitos de seus amigos se sensibilizaram com seu projeto e o acompanharam na temporada de 2019.
Entretanto, mais complicações surgiram. O tempo instável e as condições deterioradas das montanhas (por causa do aquecimento global) o impediram de finalizar as últimas 4 montanhas e Niclevicz teve que adiar mais uma vez para o ano seguinte. Então veio 2020 e 2021, anos de pandemia, que continuaram o prendendo em casa.
Porém, esse ano ele volta com tudo! Daqui uma semana ele estará voltando aos Alpes para finalizar de uma vez seu longo projeto. Por isso, o Trilha Todo Dia posta esse artigo no aniversário de 5 anos do início do projeto mandando boas energias e boa sorte nos últimos Quatro mil! Eles estarão acompanhando toda a jornada pelo Instagram do alpinista (@waldemar_niclevicz).
Texto por Fernanda Todeschini de Melo
Equipe de conteúdo Trilha Todo Dia.
Sensacional!!!!! Vaiiiii Waldemar Niclevicz, essa vai ficar pequena pra você
[…] saber mais sobre essa jornada? Leia o nosso primeiro artigo detalhando todas as controvérsias desse trajeto e como o montanhista conseguiu […]