A Serra, ou Conjunto Marumbi é uma cadeia de montanhas no Paraná, localizada em Morretes. É um lugar atrativo para turistas e para prática de aventuras.
Como se localiza em Morretes, uma das maneiras mais fáceis de chegar lá é pegar o trem em Curitiba e ir direto à estação Marumbi. Ou até ir a pé partindo da capital do Paraná até a estação — apesar de que dessa forma é necessário um bom condicionamento físico. Ou, um caminho equilibrado entre o fácil e o difícil é pegar um ônibus via estrada da Graciosa para parar em Porto de Cima e caminhar até a estação.
Mas não importa qual caminho seguir, o destino final são as mesmas montanhas esplêndidas em sua grandiosidade do Conjunto.
O cume mais alto da Serra é o chamado Olimpo — nomeado a partir do sobrenome da primeira pessoa conhecida que atingiu o topo: Joaquim Olimpio Carmeliano de Miranda. Sua altitude atinge os 1539 metros. As outras montanhas do Conjunto são: Boa Vista, de 1491 metros; Gigante, com 1487 metros; Ponta do Tigre, com 1400 metros; Esfinge, com 1378 metros; Torre dos Sinos, de 1280 metros; Abrolhos, com 1200 metros; Facãozinho, de 1100 metros; e, por fim, o Morro Rochedinho, de 625 metros.
A grande maioria deles é separada por uma rocha magmática (rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de magma) hipoabissal e na direção azimute. Alguns exemplos que tem essa separação específica são as montanhas Torre dos Sinos e Abrolhos, onde a quebra foi nomeada de Desfiladeiro da Catedral. E a separação entre a Ponta do Tigre e a Esfinge, chamada de Desfiladeiro das Lágrimas.
O Parque Estadual de Conjunto Marumbi é administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para visitar é necessário ligar no instituto e fazer a reserva gratuita do camping, que possui banheiros com chuveiros frios e, as vezes, quentes, área coberta com energia elétrica, mesas e pias para cozinhar. O local também possui Centro de Visitantes com Museu, Polícia Florestal, acampamento e Corpo de Socorro em Montanha (COSMO).
E, como um bônus, o Conjunto Marumbi tem piscinas de águas cristalinas perto da estação, chamadas Cemitério dos Grampos. Além das vistas esplêndidas que se tem ao longo das trilhas e então no auge de seus picos que valem todo e qualquer esforço para se chegar lá.
Fontes:
https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Parque-Estadual-Pico-do-Marumbi-PEPM