A Trilha do Cânion da Faxina, também conhecida como Setor 4, é uma trilha rústica situada no município de São Luis do Purunã, a aproximadamente 40 quilômetros de Curitiba, sentido oeste.
Começamos a trilha por baixo do Cânion, para vencer um desnível de aproximadamente 400 metros, atravessando propriedades particulares e podendo encontrar cavalos no caminho. A vegetação do primeiro trecho é rasa, por isso tome cuidado com o sol. Até chegar ao primeiro mirante, no alto de um morro tipo “cocuruto”, a subida é bem íngreme. Não tem quem não chegue lá com o coração sobressaltado.
Depois desse ponto, segue um trecho de floresta que alivia bastante o calor. E na parte final você irá caminhando pela parte de cima do Cânion, num trecho plano, com muitas flores silvestres e pedras, apreciando um super visual. Bem, na verdade o passeio é bonito do início ao fim, um colírio para os olhos. Na última parte a inclinação é bem pequena, e a aventura se converte em um passeio por cima das pedras do Cânion. Siga a trilha principal e quando você se der conta, chegou a um pequeno rio, bem rasinho, que culmina numa bela cachoeira.
Como o local é bem rústico, dá para chegar bem pertinho da cachoeira, que tem uma queda de uns 50 metros (ou mais). Dá para chegar perigosamente perto. Dá para chegar na borda. Como em qualquer cachoeira ou montanha deve-se tomar muito cuidado ao admirar a paisagem e principalmente para tirar selfies, todo cuidado é pouco.
Assim, depois de admirar rapidamente a queda, vale a pena dar meia volta e curtir rio acima. O rio rasinho, de águas cristalinas com fundo de pedra, possui correnteza bem suave. Por isso, em dias de sol, a água fica em torno de 38 graus! Muito agradável, você encontrará “panelões” ou “ofurôs” naturais por ali. Tem piscinas rasinhas (30 ou 40 centímetros), o paraíso para a criançada. Então, sempre leve roupa de banho e protetor solar.
Existe uma trilha muito íngreme que leva ao pé da cachoeira, mas só recomendamos para os mais experientes. Uma alternativa é fazer um Rapel na cachoeira. Basta entrar em contato com a Agência Sobre Nuvens (ver agenda #TrilhaTodoDia) para marcar a diversão.
Vamos te contar…. no dia em que estivemos lá, não apareceu nenhum mosquito para atrapalhar o banho de cachoeira. Mas é tão incrível essa perfeição (água quentinha depois de uma subida puxada), que diríamos para você não deixar de levar repelente. Vai que.
Esse passeio pode durar entre 60 e 90 minutos para subir e dois terços desse tempo para descer; ou seja. Dá para encarar. É uma trilha ideal para fazer aquela surpresa para o seu par romântico, ou confraternizar com seus amigos ou filhos. Não esqueça de levar comidinhas para fazer um belo piquenique. Reserve sempre tempo para ficar na beira do rio e cuidado se for descer a noite (nesse caso, lanternas são importantes). Lá em cima, se você for muito perto das pedras, poderá cair.
Então quando você encontrar o nome Cânion da Faxina na agenda do Trilha Todo Dia, não perca essa dica e aproveite muito esse passeio.